Estudo sobre o Pentateuco rende publicação internacional a professor de Teologia do SALT-FAP

Pr. Felipe Masotti, em parceria com um time de estudiosos, lança livro para responder, com rigor acadêmico, à teoria crítica dominante sobre a origem do Pentateuco.

Escrito por Suzaeny Lima

Foto: Marketing FAP

O pastor e professor do curso de Teologia da Faculdade Adventista do Paraná (FAP), Felipe Masotti, em parceria com um time de estudiosos do Antigo Testamento, lança o segundo volume de uma série internacional sobre o Pentateuco, o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 

A série vem se consolidando como uma das mais relevantes produções acadêmicas sobre o Pentateuco, pois representa um esforço sistemático para responder, com rigor acadêmico, à teoria crítica dominante sobre a origem dos cinco primeiros livros da Bíblia. O livro intitulado “Exploring the Composition of the Pentateuch” foi lançado pela editora americana Eisenbrauns em nível mundial. Para Masotti a conquista representa um marco na produção acadêmica adventista, pois posiciona teólogos da denominação como líderes na defesa da confiabilidade da Bíblia em diálogo com o mundo teológico amplo.

Além de oferecer uma resposta sólida à hipótese que propõe múltiplos autores e períodos redacionais para os cinco livros mosaicos, a série busca cumprir dois objetivos centrais. O primeiro é defender a intenção autoral do texto bíblico, aspecto central da teologia bíblica adventista, no meio acadêmico. O segundo é aproximar comunidades religiosas que, tradicionalmente, não dialogam entre si, como o mundo judaico e o universo evangélico.

O livro nasce do contexto de uma conferência, idealizada por Masotti juntamente com os professores Kenneth Bergland (AIIAS, Filipinas) e Roy Gane (Andrews University), durante o doutorado de Masotti no campus da Andrews University, nos Estados Unidos. O projeto teve seu ponto de partida em uma experiência de sala de aula que se mostrou decisiva para a formulação do conceito da conferência.

A ideia surgiu durante discussões nas matérias de Ugarítico, Acadiano e Hitita, cursadas por Masotti e Bergland e ministradas por Gane. “Nós estávamos lendo textos antigos e percebemos similaridades marcantes entre os fenômenos desses textos e o que encontramos no Antigo Testamento. A partir disso, começamos a amadurecer a ideia de organizar um encontro que pudesse articular essas descobertas e debater a composição do Pentateuco com profundidade”, relembra Masotti.

A conferência acontece desde 2016, nos Estados Unidos, a cada dois anos, e reúne acadêmicos adventistas, judeus ortodoxos, católicos e evangélicos conservadores, todos comprometidos com a defesa da autoria mosaica do Pentateuco. “Estamos falando de estudiosos realmente expressivos, com publicações por Oxford, Harvard e outras grandes editoras acadêmicas. Eles aceitaram o convite e hoje integram uma rede que coordena pesquisas nessa linha específica, com alto nível de produção intelectual”, destaca o pastor.

Os volumes publicados até aqui são organizados pelos próprios idealizadores da conferência: L. S. Baker, Kenneth Bergland, Felipe Masotti e Rahel Wells. Os livros reúnem ensaios que tratam de crítica literária, análise textual, linguagem semítica antiga, estruturas narrativas e teologia bíblica. Outros dois volumes completarão a série a partir de 2026 e já estão em processo editorial.

Segundo Masotti, a principal preocupação desse grupo é promover o estudo do Pentateuco a partir da perspectiva de confiabilidade do texto com excelência acadêmica, mas também estabelecer pontes com estudiosos de outras tradições. “Essa aproximação é estratégica, pois abre espaço para que sejamos ouvidos e respeitados, não apenas por aquilo que cremos, mas pela qualidade do que produzimos academicamente”, afirma Masotti. 

A próxima edição da conferência está marcada para setembro de 2025, em Berrien Springs, Michigan (EUA), sede da Andrews University, e deve reunir novamente acadêmicos de alto nível em torno da investigação sobre a unidade e autoria do Pentateuco. As edições anteriores do projeto contaram com subsídio de várias instituições Adventistas, incluindo a Andrews University e a Divisão Norte Americana. Neste ano, a Associação Geral (AG) da Igreja Adventista do Sétimo Dia assumiu papel estratégico no avanço do projeto. A conferência será subsidiada pelo departamento de diálogo com o mundo judaico da AG, liderado pelo pastor Reinaldo Siqueira. 

Além de representar uma conquista pessoal com repercussão internacional, o feito também tem um significado especial de fé para o pastor. “Precisamos ser ousados e não temos o que temer, pois estamos do lado da Bíblia. É importante reconhecermos o nosso potencial como adventistas. O projeto é um movimento de alcance internacional que nasce com colaboração de um obreiro da Divisão Sul-Americana, em nosso país, na Faculdade Adventista do Paraná. Devemos acreditar em projetos como esse e avançar cada vez mais, conquistando novos espaços e novas vitórias”, declara Masotti.


O livro está disponível aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Rolar para cima