Escrito por Suzaeny Lima

Foto: arquivo pessoal
Com quase três décadas de dedicação à Faculdade Adventista do Paraná (FAP), a professora Dirce Huf Ferraz concluiu sua tese de Doutorado com uma pesquisa voltada à formação e inserção profissional de ex-alunos do curso de Pedagogia da instituição. Ela concluiu o Doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e defendeu sua tese na linha de aprendizagem, cognição e desenvolvimento humano, com o título “Histórias de Vida Acadêmica e Profissional na Voz Docente em Formação Inicial e Continuada”.
A pesquisa teve como foco os 20 formandos da primeira turma de Pedagogia da FAP, graduados em 2019, que atualmente atuam na rede de educação adventista no sul do Brasil. A tese analisou tanto o processo formativo dos egressos, quanto os desafios e oportunidades encontrados por eles no início da carreira docente.
A trajetória da professora na instituição é marcada por várias frentes de contribuição. Em 2016, foi responsável por coordenar a criação do curso de Pedagogia e assumiu também a coordenação da pós-graduação, a qual liderou a organização de cinco cursos voltados à formação continuada de professores.
Atualmente, Dirce leciona disciplinas nos cursos de Pedagogia e Teologia, incluindo áreas como fundamentos históricos da educação, formação didática, metodologia do ensino religioso, organização e políticas públicas da educação básica e estágio no quarto, além de atuar no setor de Avaliação Educacional da instituição.
A defesa de seu doutorado marca não apenas um feito acadêmico pessoal, mas também um compromisso contínuo com a qualidade da formação de professores e com o fortalecimento da rede educacional adventista no Brasil.
Para a professora, acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos é muito gratificante. “É um privilégio vê-los na faculdade e, depois, na carreira docente. Para nós professores é a sensação de dever cumprido, conforme diz na Bíblia, em Daniel 12:3 – pois os que a muitos ensinam a justiça, brilharão sempre e eternamente como as estrelas”, declara Dirce.
O trabalho foi amplamente reconhecido pela banca examinadora, que aprovou a defesa com recomendação para um pós-doutorado e a publicação da pesquisa em formato de livro. Um sinal do potencial acadêmico e da relevância do estudo para o campo da educação.