Cursos de Graduação
-
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Modalidade: Educação a Distância e Presencial
Duração: 5 semestres
-
Gestão da Tecnologia da Informação
Modalidade: Educação a Distância e Presencial
Duração: 5 semestres
-
Redes de Computadores
Modalidade: Educação a Distância e Presencial
Duração: 5 semestres
-
Ciências Contábeis
Modalidade: Presencial
Duração: 8 semestres
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)
FORMAÇÃO
Tecnólogo
MODALIDADE
Educação a Distância e Presencial
DURAÇÃO
5 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo desenvolver um profissional com raciocínio lógico, o emprego de linguagens de programação e prática de metodologias de construção de projeto.
O curso tem os seguintes objetivos específicos: (1) Integração de Teoria e Prática, O curso se diferencia ao priorizar uma estrutura curricular que evita a separação entre teoria e prática. Os alunos são envolvidos em experiências práticas supervisionadas, o que promove uma sólida aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais. (2) elementos inovadores, o curso foi desenhado para responder às demandas de um mercado de trabalho em constante evolução, exigindo um novo perfil profissional. A interdisciplinaridade e a constante adaptação curricular são pilares importantes, que proporcionam uma formação completa e alinhada às transformações sociais, econômicas e tecnológicas. (3) foco na empregabilidade, o curso prepara seus alunos para um rápido ingresso no mercado de trabalho, com formação que inclui habilidades práticas e técnicas essenciais. Através de projetos como o “Computação Acessível”, os alunos também se conectam diretamente com a comunidade, oferecendo consultorias tecnológicas. (4) competências e habilidades ampliadas, O curso forma profissionais capazes de identificar problemas e propor soluções inovadoras. As competências desenvolvidas vão desde o domínio de linguagens de programação até a gestão de projetos e a aplicação de conceitos de Business Intelligence e Big Data.
Esses diferenciais destacam o curso de ADS como uma formação robusta e adaptada às necessidades contemporâneas do mercado de trabalho tecnológico.
Coordenação e Corpo Docente
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010); mestrado engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2013); doutorado em engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2018). Atualmente é professor de matemática aplicada no ensino superior no Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus Engenheiro Coelho - UNASP-EC e Professor substituto no IFG Campus Goiânia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias e ferramentas (CAD) para síntese de controladores assíncronos, GALS, síntese comportamental de sistemas digitais assíncronos, síntese de sistemas digitais síncronos para baixo consumo e dispositivos programáveis utilizando a linguagem VHDL e optimização de circuitos síncronos e assíncronos usando heurísticas e técnicas estocásticas, BIG DATA, ciência e engenharia de dados, além de inteligência artificial e machine learning.
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina(2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Marcelo Nogueira da Paz
Redes de Computadores
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Possui Pós -graduação em nível de especialização, em Administração, com Área de concentração em Gestão de Projetos pela FAE Centro Universitário (2016). Participou do desenvolvimento e manutenção de softwares para instituições da Igreja Adventista na América do Sul, os principais projetos que participou: Sistema Financeiro Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de Secretria Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de relatórios de despesas - Realizando Análise, Desenvolvimento e Manutenção, Sistema de CRM - Realizando Análise, Bando de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Call Center - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Eventos - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de votação online - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de registro de apontamentos de igrejas - realizando Análise, Banco de dados e Gerenciamento do projeto. Atuou de 2004 a 2009 como Analista e Desenvolvedor e de 2009 até o momento como gerente de Time de Sistemas e Projetos.
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Possui graduação em teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2006) e graduação em jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2007), mestrado M.Div. (2010) e doutorado Ph.D. (2021) pela Andrews University. Atualmente é professor de dedicação exclusiva no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia sediado na Faculdade Adventista do Paraná e Editor-associado do periódico Teologia em Revista.
Matriz Curricular
- Cosmovisão bíblico-cristã
- Aprendizagem na Educação Superior
- Resolução de Problemas
- Arquitetura e Organização de
- Computadores
- Computational Thinking
- Matemática Discreta
- Antropologia Cristã
- Design Thinking
- Gestão de Sistemas de Informação
- Algoritmos e Programação
- UX e Arquitetura da Informação
- Engenharia de Requisitos
- Ciência e Religião
- IT English
- Sistemas Operacionais
- Modelagem de Banco de Dados
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Desenvolvimento Front-End
- Fundamentos do Cristianismo
- Engenharia de Software
- Business Intelligence & Big Data
- Estruturas de Dados
- Segurança da Informação
- Gerenciamento de Projetos
- Interpretação Bíblica da História
- Desenvolvimento FullStack
- Gerenciamento de Banco de Dados
- Programação Orientada a Objetos
- Projeto Integrador
Gestão da Tecnologia da Informação - GTI
FORMAÇÃO
Tecnólogo
MODALIDADE
Educação a Distância e Presencial
DURAÇÃO
5 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na gestão de sistemas de informação e infraestrutura tecnológica das organizações, com uma sólida base tecnológica. O curso é voltado para estudantes que desejam desenvolver habilidades inovadoras, trabalhar com a implementação de soluções de TI e atuar em um mercado que exige constante atualização e adaptação às novas tecnologias.
O curso tem os seguintes objetivos específicos: (1) formar profissionais éticos e críticos, capacitados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo; (2) propor soluções tecnológicas que melhorem os processos de gestão e comunicação nas empresas, sempre com respeito aos valores sociais e éticos; (3) o currículo do curso foi desenhado para estimular a compreensão de processos tecnológicos e o desenvolvimento do pensamento crítico, capacitando os alunos a superar diferentes formas de analfabetismo digital e outras barreiras sociais e pessoais.
Coordenação e Corpo Docente
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010); mestrado engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2013); doutorado em engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2018). Atualmente é professor de matemática aplicada no ensino superior no Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus Engenheiro Coelho - UNASP-EC e Professor substituto no IFG Campus Goiânia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias e ferramentas (CAD) para síntese de controladores assíncronos, GALS, síntese comportamental de sistemas digitais assíncronos, síntese de sistemas digitais síncronos para baixo consumo e dispositivos programáveis utilizando a linguagem VHDL e optimização de circuitos síncronos e assíncronos usando heurísticas e técnicas estocásticas, BIG DATA, ciência e engenharia de dados, além de inteligência artificial e machine learning.
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina(2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Marcelo Nogueira da Paz
Redes de Computadores
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Possui Pós -graduação em nível de especialização, em Administração, com Área de concentração em Gestão de Projetos pela FAE Centro Universitário (2016). Participou do desenvolvimento e manutenção de softwares para instituições da Igreja Adventista na América do Sul, os principais projetos que participou: Sistema Financeiro Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de Secretria Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de relatórios de despesas - Realizando Análise, Desenvolvimento e Manutenção, Sistema de CRM - Realizando Análise, Bando de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Call Center - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Eventos - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de votação online - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de registro de apontamentos de igrejas - realizando Análise, Banco de dados e Gerenciamento do projeto. Atuou de 2004 a 2009 como Analista e Desenvolvedor e de 2009 até o momento como gerente de Time de Sistemas e Projetos.
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Possui graduação em teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2006) e graduação em jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2007), mestrado M.Div. (2010) e doutorado Ph.D. (2021) pela Andrews University. Atualmente é professor de dedicação exclusiva no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia sediado na Faculdade Adventista do Paraná e Editor-associado do periódico Teologia em Revista.
Matriz Curricular
- Cosmovisão bíblico-cristã
- Aprendizagem na Educação Superior
- Fundamentos da Administração
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Pensamento Computacional
- Matemática Financeira
- Antropologia Cristã
- Design Thinking
- Gestão de Sistemas de Informação
- Algoritmos e Programação
- UX e Arquitetura da Informação
- Engenharia de Requisitos
- Ciência e religião
- TI Inglês
- Sistemas Operacionais
- Modelagem de Banco de Dados
- Gestão da Tecnologia da Informação
- Desenvolvimento Front-End
- Fundamentos do cristianismo
- Engenharia de Software
- Inteligência de negócios e Big Data
- Processos e Estruturas Organizacionais
- Segurança da Informação
- Gerenciamento de Projetos
- Interpretação Bíblica da História
- Governança de TI
- Empreendedorismo
- Projeto Integrador
- Finanças Corporativas
Redes de Computadores (RC)
FORMAÇÃO
Tecnólogo
MODALIDADE
Educação a Distância e Presencial
DURAÇÃO
5 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Adventista do Paraná (FAP) oferece uma formação completa para profissionais que desejam atuar em um dos setores mais dinâmicos da área de tecnologia. Através de uma matriz curricular estruturada em três núcleos (conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos), o curso visa preparar o aluno para os desafios contemporâneos da área de redes de computadores.
O curso tem os seguintes objetivos específicos: (1) formar profissionais éticos e críticos, capacitados para atuar com competência em situações desafiadoras, promovendo o respeito aos valores da cidadania e da sociedade; (2) desenvolver habilidades para o trabalho em equipe e para a comunicação eficaz, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo; (3) projeto Computação Acessível, que visa integrar os alunos em atividades de consultoria tecnológica para a comunidade; (4) Com uma metodologia baseada na resolução de problemas e com foco interdisciplinar, o curso capacita seus alunos a enfrentarem as constantes transformações tecnológicas e a responderem de forma criativa aos desafios profissionais
Coordenação e Corpo Docente
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Tiago da Silva Curtinhas
Coordenador
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010); mestrado engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2013); doutorado em engenharia eletrônica e computação na área de Dispositivos e Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2018). Atualmente é professor de matemática aplicada no ensino superior no Centro Universitário Adventista de São Paulo Campus Engenheiro Coelho - UNASP-EC e Professor substituto no IFG Campus Goiânia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias e ferramentas (CAD) para síntese de controladores assíncronos, GALS, síntese comportamental de sistemas digitais assíncronos, síntese de sistemas digitais síncronos para baixo consumo e dispositivos programáveis utilizando a linguagem VHDL e optimização de circuitos síncronos e assíncronos usando heurísticas e técnicas estocásticas, BIG DATA, ciência e engenharia de dados, além de inteligência artificial e machine learning.
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Alan Willy Leiser
Sistemas de Computação
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina(2022). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.
Marcelo Nogueira da Paz
Redes de Computadores
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Lairton Carpes
Gestão de Projetos
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Possui Pós -graduação em nível de especialização, em Administração, com Área de concentração em Gestão de Projetos pela FAE Centro Universitário (2016). Participou do desenvolvimento e manutenção de softwares para instituições da Igreja Adventista na América do Sul, os principais projetos que participou: Sistema Financeiro Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de Secretria Escolar - realizando análise e manutenção, Sistema de relatórios de despesas - Realizando Análise, Desenvolvimento e Manutenção, Sistema de CRM - Realizando Análise, Bando de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Call Center - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de Eventos - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de votação online - realizando Análise, Banco de Dados e Gerenciamento do projeto, Sistema de registro de apontamentos de igrejas - realizando Análise, Banco de dados e Gerenciamento do projeto. Atuou de 2004 a 2009 como Analista e Desenvolvedor e de 2009 até o momento como gerente de Time de Sistemas e Projetos.
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Pr. Elmer A. Guzman
Teologia Sistemática
Possui graduação em teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2006) e graduação em jornalismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2007), mestrado M.Div. (2010) e doutorado Ph.D. (2021) pela Andrews University. Atualmente é professor de dedicação exclusiva no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia sediado na Faculdade Adventista do Paraná e Editor-associado do periódico Teologia em Revista.
Matriz Curricular
- Cosmovisão bíblico-cristã
- Aprendizagem na Educação Superior
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Gestão de Sistemas de Informação
- Computational Thinking
- IT English
- Antropologia Cristã
- Design Thinking
- Algoritmos e Programação
- Sistemas Operacionais
- Redes de Computadores
- Engenharia de Requisitos
- Ciência e religião
- Segurança da Informação
- Desenvolvimento Front End
- Engenharia de Software
- Switching e Roteamento
- Modelagem de Banco de Dados
- Fundamentos do Cristianismo
- Governança de TI
- Gerenciamento de Banco de Dados
- Criptografia
- Segurança em Sistemas Operacionais e Redes
- Projeto de Redes
- Interpretação Bíblica da História
- BlockChain
- Cloud Computing
- Projeto Integrador
- Redes de Longa Distância
- Redes Convergentes
| Ciências Contábeis
FORMAÇÃO
Bacharelado
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
8 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O Curso de Ciências Contábeis da FAP visa formar profissionais altamente capacitados, com sólida base técnica e domínio de tecnologias e sistemas, preparados para aplicar o pensamento científico em suas atividades. O egresso se desenvolverá em habilidades técnicas, analíticas e estratégicas que amparem a tomada de decisões nas diversas formas de organizações, fundamentadas na ciência contábil e na governança eficiente. A parceria com o Campo de Estágio no CTec propicia aplicabilidade imediata do conhecimento teórico, além de alto índice de empregabilidade na Rede Adventista. O curso de Ciências Contábeis da FAP enfatiza uma formação completa, ao dar ênfase tanto ao desenvolvimento de competências técnicas, quanto ao “espírito de Missão”, de modo que os egressos possam atuar com excelência nas atividades de consultoria, auditoria ou controladoria, ou mesmo, em ações de voluntariado, nas questões sociais e de governança, por meio de uma visão sistêmica, holística e humanista, para atuarem de maneira cooperativa, crítica, inovadora e ética, adaptando-se aos cenários em constante transformação, em um ambiente acolhedor e de fácil acesso aos professores e coordenação.
Coordenação e Direção
Alexandre Guedes
Coordenador
Elmer A. Guzman
Diretor Adêmico
Matriz Curricular
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Administração das Organizações | 3 | 60 | Teórico |
Ciências Humanas e Sociais | 3 | 60 | Teórico |
Ferramentas Digitais aplicadas a Contabilidade | 2 | 40 | Prático |
Introdução e Interpretação da Bíblia | 2 | 40 | Teórico |
Raciocínio Lógico e Quantitativo | 3 | 60 | Teórico |
Teoria da Contabilidade | 3 | 60 | Teórico |
Subtotal | 16 | 320 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC I | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 18 | 375 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Contabilidade Básica I | 4 | 80 | Teórico |
Estatística aplicada a Contabilidade | 3 | 60 | Teórico |
Estudos sobre a Divindade | 2 | 40 | Teórico |
Governança Corporativa | 2 | 40 | Teórico |
Leitura e Produção Textual | 2 | 40 | Teórico |
Metodologia da Pesquisa | 2 | 40 | Teórico |
Responsabilidade Socioambiental | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 17 | 340 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC II | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 19 | 395 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Contabilidade Básica II | 3 | 60 | Teórico |
Contabilidade de Custos | 4 | 80 | Teórico |
Direito Empresarial e Legislação Societária | 3 | 60 | Teórico |
Economia | 3 | 60 | Teórico |
Princípios de Saúde | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 15 | 300 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC III | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 17 | 355 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Contabilidade Intermediária | 4 | 80 | Teórico |
Direito Trabalhista e Previdenciário | 3 | 60 | Teórico |
Laboratório Contábil I | 3 | 60 | Prático |
Matemática Financeira | 3 | 60 | Teórico |
Prestação de Contas I | 2 | 40 | Teórico |
Ser Humano, Família e Sociedade | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 17 | 340 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC IV | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 19 | 395 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Administração Financeira | 3 | 60 | Teórico |
Análise de Custos | 3 | 60 | Teórico |
Contabilidade do Setor Público | 2 | 40 | Teórico |
Direito Tributário | 2 | 40 | Teórico |
Fundamenstos de Recursos Humanos | 4 | 80 | Teórico |
Soteriologia | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 16 | 320 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC V | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 18 | 375 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Contabilidade do Terceiro Setor | 2 | 40 | Teórico |
Análise das Demonstrações Contábeis | 3 | 60 | Teórico |
Ciência e Religião | 2 | 40 | Teórico |
Contabilidade Gerencial | 3 | 60 | Teórico |
Contabilidade Tributária | 3 | 60 | Teórico |
Laboratório Contábil II | 3 | 60 | Prático |
Prestação de Contas II | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 18 | 360 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC VI | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 15 | ||
Total Geral | 20 | 415 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Auditoria | 3 | 60 | Teórico |
Contabilidade Avançada | 4 | 80 | Teórico |
Controladoria | 3 | 60 | Teórico |
Escatologia | 2 | 40 | Teórico |
Estágio Curricular I | 6 | 120 | Prático |
Perícia e Arbitragem | 2 | 40 | Teórico |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 2 | 40 | Teórico |
Subtotal | 22 | 440 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC VII | 2 | 40 | Prático |
Atividades Complementares | 10 | ||
Total Geral | 24 | 490 |
Disciplina | Créditos | Carga Horária | Teórico/Prática |
Estágio Curricular | 6 | 120 | Prático |
Análise de Investimento e Mercado de Capitais | 3 | 60 | Teórico |
Ética da Profissão Contábil | 2 | 40 | Teórico |
Laboratório Contábil III | 3 | 60 | Prático |
Noções de Atuária | 2 | 40 | Teórico |
Sistema de Informações em Contabilidade | 3 | 60 | Prático |
Subtotal | 19 | 380 | |
Integração Ensino e Comunidade - IEC VII Lideranaça e Voluntariado | 2 | 40 | Prático |
Total Geral | 21 | 420 |
-
Pedagogia
Modalidade: Presencial
Duração: 8 semestres
-
Psicologia
Modalidade: Presencial
Duração: 10 semestres
-
Teologia Bacharelado
Modalidade: Presencial
Duração: 8 semestres
-
Teologia Licenciatura
Modalidade: Presencial
Duração: 8 semestres
| Pedagogia
FORMAÇÃO
Bacharelado
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
8 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
A Pedagogia se refere aos assuntos relacionados à educação, tanto nas questões teóricas quanto práticas. O perfil do profissional nessa área tem como base a docência numa formação capaz de atuar também na gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares e na produção e disseminação de conhecimentos relativos à educação.
Coordenação e Direção
Nubiorlandia Rabelo
Coordenadora
Elmer A. Guzman
Diretor Acadêmico
Matriz Curricular
Fundamentos Filosóficos
Fundamentos Históricos da Educação
Integração, Ensino e Comunidade
Introdução e Interpretação da Bíblia
Leitura e Produção de Texto
Metodologia da Pesquisa Científica
Prática de Ensino
Psicologia do Desenvolvimento
Ciências Humanas e Sociais
Estudos da Linguagem
Estudos sobre a Divindade
Formação Didática
Integração, Ensino e Comunidade II
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Prática de Ensino II
Psicologia da Educação 2
Tecnologia da Comunicação e Informação na Educação
Alfabetização e Letramento
Fundamentos Metodológicos na Educação Infantil
Integração, Ensino e Comunidade III
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
Música e Educação
Organização e Estrutura da Educação Básica
Prática de Ensino III
Princípios de Saúde
Avaliação Educacional
Corpo e Movimento
Currículo e Políticas Públicas
Integração, Ensino e Comunidade IV
Literatura Infantil
Matemática na Educação Infantil
Prática de Ensino IV
Ser Humano, Família e Sociedade
Educação Especial e Inclusiva
Estágio Curricular Supervisionado I
Fundamentos Metodológicos da Arte
Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Metodológicos da Matemática
Fundamentos Metodológicos de Ensino Religioso
Integração, Ensino e Comunidade V
Prática de Ensino V
Soteriologia
Ciência e Religião
Estágio Curricular Supervisionado II
Fundamentos Metodológicos da Educação Física
Fundamentos Metodológicos de Ciências
Fundamentos Metodológicos de Geografia
Fundamentos Metodológicos de História
Integração, Ensino e Comunidade VI
Prática de Ensino VI
Trabalho de Conclusão de Curso I
Educação de Jovens e Adultos
Escatologia
Estágio Curricular Supervisionado III
Estatística Aplicada à Educação
Gestão da Prática Pedagógica
Gestão Educacional
Integração, Ensino e Comunidade VII
Prática de Ensino VII
Trabalho de Conclusão de Curso II
Educação e Tecnologias
Estágio Curricular Supervisionado IV
Gestão Organizacional
Integração, Ensino e Comunidade VIII - Liderança e Voluntariado
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Orientação Educacional
Prática de Ensino VIII
Temas Educacionais Contemporâneos
| Psicologia
FORMAÇÃO
Bacharelado e Formação de Psicólogo
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
10 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as Disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Psicologia tem como objetivo desenvolver no aluno a capacidade de descrever, analisar, interpretar e orientar os problemas de origem psicológica, tais como: cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais. Construímos cada aspecto para que, no futuro, nossos alunos possam se tornar profissionais capazes de atender às demandas psicológicas visando abranger aspectos sócio-político-econômicos, dentro de uma formação generalista e integral. Além disso, incentivamos o desenvolvimento da capacidade investigativa e científica na direção da construção e aplicação de conhecimentos.
Coordenação e Direção
Mérlinton Oliveira
Coordenador
Elmer A. Guzman
Diretor Acadêmico
Matriz Curricular
Bases Biológicas do Comportamento
Fundamentos Filosóficos
Fundamentos Histórico e Epistemológicos da Psicologia
Integração, Ensino e Comunidade I
Metodologia da Extensão Universitária
Metodologia da Pesquisa Científica
Introdução e Interpretação da Bíblia
Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e da Infância
Psicologia, Ciência e Profissão
Ciências Humanas e Sociais
Estatística Aplicada à Psicologia
Estudos sobre a Divindade
Integração, Ensino e Comunidade II
Interpretação e Produção Textual
Processos Psicológicos Básicos I
Psicogenetica
Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência
Teorias e Sistemas em Psicologia: Behaviorismo
Princípios de Saúde
Integração, Ensino e Comunidade III
Formação Geral
Organização Social do Trabalho
Processos Psicológicos Básicos II
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e Idoso
Psicologia Experimental
Saúde Coletiva
Teorias e Sistemas em Psicologia: Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo
Ser Humano, Família e Sociedade
Ética, Bioética e Exercício Profissional
Libras
Integração, Ensino e Comunidade IV
Psicofarmacologia
Psicologia da Família
Psicologia Escolar e Educacional I
Psicologia Social
Teorias da Personalidade
Teorias e Sistemas em Psicologia: Psicanálise
Avaliação Psicológica I
Soteriologia
Estágio Supervisionado Básico I
Integração, Ensino e Comunidade V
Psicologia Escolar e Educacional II
Psicologia e Saúde Mental
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicopatologia I
Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Comportamental e Cognitivo Comportamental
Avaliação Psicológica II
Ciência e Religião
Estágio Supervisionado Básico II
Integração, Ensino e Comunidade VI
Psicologia Comunitária
Psicologia e Processos Grupais
Psicopatologia II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Abordagens Fenomenológica, Humanista e Existencial
Estágio Supervisionado Básico III
Integração, Ensino e Comunidade VII
Escatologia
Teorias e Técnicas Psicoterápicas: Abordagem Psicanalítica
Optativa I
Clínica Psicológica
Psicologia, Saúde Mental e Trabalho
Psicologia Escolar, inclusão e Diversidade
Integração, Ensino e Comunidade VIII: Liderança e Voluntariado
Estágio Supervisionado Básico IV
Pesquisa Aplicada à Psicologia
Psicodiagnostico
Optativa II
Psicoterapia Infantil
Psicologia Hospitalar
Temas atuais em Psicologia Escolar e Educacional (transtornos, violencia, bullyng)
Estágio Supervisionado Específico I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado Específico II
Trabalho de Conclusão de Curso II
| Teologia Bacharelado
FORMAÇÃO
Bacharelado
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
8 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O Curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Adventista do Paraná – FAP tem como principal objetivo formar profissionais com uma cosmovisão bíblico-cristã de vida, de profissão e de futuro, desenvolvendo suas potencialidades espirituais, biológicas e intelectuais, favorecendo a utilização de ferramentas e o domínio das habilidades de aprendizagem e investigação permanente, com espírito empreendedor e inovador para uma transformação continua da sociedade.
O curso tem como objetivos específicos: (1) Promover a formação de profissionais que interpretem a realidade de forma criativa, crítica, solidária, autônoma, interdisciplinar e de maneira articuladora de novas ideias, tendo como princípios a ética cristã e o diálogo inter-religioso necessários para a vida em sociedade; (2) Preparar profissionais em nível de graduação em Teologia, que atuem como pastores, evangelistas e capelães; (3) Realizar investigação visando aprimorar os conhecimentos teológicos e melhorar os procedimentos no cumprimento da missão evangélica; (4) Aprimorar a formação profissional dos alunos para servir à comunidade através de programas eclesiásticos; (5) Promover o ensino, a pesquisa e a difusão das ciências, estimulando a criação cultural, através do desenvolvimento do espírito científico crítico e do pensamento reflexivo; (6) Adotar normas baseadas em princípios democráticos cristãos, não permitindo, no âmbito de suas atividades, campanhas ou atos isolados em desacordo com tais princípios; (7) Proporcionar ao estudante condições e meios para uma educação integral.
O currículo do curso está estruturado em cinco eixos de estudos para ser integralizado em 4 anos: (1) Disciplinas de Teologia Bíblica; (2) Disciplinas de Teologia Histórico-Sistemática; (3) Disciplinas de Teologia Aplicada; (4) Disciplinas Instrumentais; (5) e Disciplinas Optativas.
O Curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Adventista do Paraná espera que seus candidatos e alunos possam servir a Deus através do ministério pastoral adventista.
| Coordenação
Pr. Flávio da Silva de Souza
Coordenador Salt- FAP
Águida Bisognin
Secretária Salt- FAP
Lohana Prado
Secretária Salt- FAP
| Teologia Licenciatura
FORMAÇÃO
Bacharelado
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
8 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Licenciatura em Teologia tem por objetivo formar profissionais com uma cosmovisão cristã, habilitados para ministrar disciplinas de Ensino Religioso em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos de diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
O curso tem por objetivo formar profissionais que interpretem a realidade de forma criativa, crítica, solidária, autônoma, interdisciplinar e de maneira articuladora de novas ideias, tendo como princípios a ética cristã e o diálogo inter-religioso necessários para a vida em sociedade.
O currículo do curso está estruturado em cinco eixos de estudos para ser integralizado em 4 anos: (1) Disciplinas de Teologia Bíblica; (2) Disciplinas de Teologia Histórico-Sistemática; (3) Disciplinas de Teologia Aplicada; (4) Disciplinas Instrumentais; (5) e Disciplinas Optativas.
Em resumo, o curso de Licenciatura em Teologia tem como alvo a formação de professores qualificados para vivência, ensino e gestão do Ensino Religioso, fundamentados na cosmovisão cristã bíblico-adventista.
| Coordenação
Pr. Flávio da Silva de Souza
Coordenador Salt- FAP
Águida Bisognin
Secretária Salt- FAP
Lohana Prado
Secretária Salt- FAP
-
Enfermagem
Modalidade: Presencial
Duração: 8 semestres
| Enfermagem
FORMAÇÃO
Bacharelado
MODALIDADE
Presencial
DURAÇÃO
8 Semestres
MATRIZ CURRICULAR
Conheça as disciplinas
Sobre o Curso
O curso de Enfermagem tem por objetivo formar enfermeiros aptos para atuar em todas as áreas da saúde, nos níveis assistenciais, gerenciais e de pesquisa. Nossos acadêmicos são preparados para atuar com senso de responsabilidade e empoderamento social, sendo promotores de uma assistência integral à saúde, comprometidos com a vida e com o cuidado humano.
Coordenação e Direção
Clarissa Fonseca
Coordenadora
Elmer A. Guzman
Direção Acadêmica
Matriz Curricular
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Introdução e Interpretação da Bíblia | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Metodologia da Pesquisa Científica I | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Interpretação e Produção Textual | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Fundamentos Filosóficos | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Estilo de Vida Saudável | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Enfermagem como Profissão | 4 | 4 | 4 | 80 | ||
Contexto Epidemiológico | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Ciências Básicas Integradas I | 6 | 6 | 6 | 120 | ||
Subtotal | 22 | 22 | 0 | 0 | 22 | 440 |
Integração, Ensino e Comunidade I | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
TOTAL | 24 | 22 | 2 | 0 | 24 | 480 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Estudos sobre a Divindade | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Ciências Básicas Integradas II | 5 | 5 | 5 | 100 | ||
Ciências Humanas e Sociais | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Práticas do Cuidar I | 6 | 4 | 2 | 6 | 120 | |
Práticas Integraticas e Complementares em Saúde | 3 | 2 | 1 | 3 | 60 | |
Saúde Coletiva e a Integralidade em Saúde I | 4 | 3 | 1 | 4 | 80 | |
Subtotal | 22 | 18 | 4 | 0 | 22 | 440 |
Integração, Ensino e Comunidade II | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
TOTAL | 24 | 18 | 6 | 0 | 24 | 480 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Princípios de Saúde | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Ciências Básicas Integradas III | 5 | 5 | 5 | 100 | ||
Educação em Saúde | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Práticas do Cuidar II | 6 | 4 | 2 | 6 | 120 | |
Saúde Coletiva e a Integralidade em Saúde II | 5 | 3 | 2 | 5 | 100 | |
Ética, Bioética e Legislação Profissional | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 22 | 16 | 4 | 2 | 22 | 440 |
Integração, Ensino e Comunidade III | 3 | 3 | 3 | 60 | ||
TOTAL | 25 | 16 | 7 | 2 | 25 | 500 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Ser Humano, Família e Sociedade | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Ciências Básicas Integradas IV | 3 | 3 | 3 | 60 | ||
Enfermagem em Doenças Transmissíveis | 4 | 2 | 1 | 1 | 4 | 80 |
Enfermagem na Atenção Básica: Saúde da Criança e do Adolescente | 3 | 2 | 1 | 3 | 60 | |
Enfermagem na Atenção Básica: Saúde da Mulher e Neonato | 4 | 2 | 2 | 4 | 80 | |
Enfermagem na Atenção Básica: Saúde do Adulto e Idoso | 4 | 2 | 2 | 4 | 80 | |
Envelhecimento Ativo | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 22 | 15 | 6 | 1 | 22 | 440 |
Integração, Ensino e Comunidade IV | 3 | 3 | 3 | 60 | ||
TOTAL | 25 | 15 | 9 | 1 | 25 | 500 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Soteriologia | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Cuidados Clínicos e Cirúrgicos ao Adulto e Idoso | 6 | 4 | 2 | 6 | 120 | |
Cuidados Clínicos e Cirúrgicos a Mulher e Neonato | 4 | 2 | 2 | 4 | 80 | |
Cuidados Clínicos e Cirúrgicos à Criança e ao Adolescente | 4 | 2 | 2 | 4 | 80 | |
Metodologia da Pesquisa Científica II | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
O cuidar de enfermagem em situações especiais | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 20 | 14 | 6 | 0 | 20 | 400 |
Integração, Ensino e Comunidade V | 3 | 3 | 3 | 60 | ||
TOTAL | 23 | 14 | 9 | 0 | 23 | 460 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Ciência e Religião | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Cuidados de Enfermagem ao Paciente Crítico | 6 | 4 | 2 | 6 | 120 | |
Gestão do Cuidado | 3 | 2 | 1 | 3 | 60 | |
Saúde Mental nos Diferentes Ciclos do Cuidar | 4 | 3 | 1 | 4 | 80 | |
Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização | 3 | 2 | 1 | 3 | 60 | |
Enfermagem em Oncologia | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 20 | 15 | 4 | 1 | 20 | 400 |
Integração, Ensino e Comunidade VI | 3 | 3 | 3 | 60 | ||
TOTAL | 23 | 15 | 7 | 1 | 23 | 460 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Escatologia | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Estágio Supervisionado I | 20 | 20 | 20 | 400 | ||
TCC - Plano de Intervenção I | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 24 | 2 | 22 | 0 | 24 | 480 |
Integração, Ensino e Comunidade VII | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
TOTAL | 26 | 2 | 24 | 0 | 26 | 520 |
Componente Curricular | CR Matriz | CR Teórico | CR Prático | CR Digital.EAD | CR Total | CH |
Integração, Ensino e Comunidade VIII: Liderança e Voluntariado | 2 | 1 | 1 | 2 | 40 | |
Estágio Supervisionado I | 20 | 20 | 20 | 400 | ||
TCC - Plano de Intervenção I | 2 | 2 | 2 | 40 | ||
Subtotal | 24 | 1 | 23 | 0 | 24 | 480 |
TOTAL | 24 | 1 | 23 | 0 | 24 | 480 |