- Afam
- Gaat
- Idec
- Ativa
- Associação Ministerial
- Estágio Pastotal
- Ensino Religioso
Afam
A Área Feminina da Associação Ministerial (Afam) do Salt-FAP é um ministério dedicado à preparação de líderança feminina. Esposas, noivas e namoradas de estudantes de Teologia, bem como mulheres que queiram desenvolver suas habilidades de liderança, participam ativamente das atividades propostas, para que no futuro, atuem como missionárias.
O currículo segue a proposta da Afam da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA), e é composto por 510 horas distribuídas em 4 anos. Ele enfatiza a comunhão pessoal, por meio da leitura da Bíblia, do Espírito de Profecia e da oração, assim como o trabalho prestado à igreja e a comunidade como um todo. Esse currículo oportuniza às mulheres receberem certificação da DSA, e certificações de Curso de Extensão da FAP.
Para condução das atividades da Afam, as conselheiras, que são esposas de pastores e professoras da FAP, dão suporte nas equipes que compõem a Associação. São 9 equipes, Diretoria, Cultural, Espiritual, Esportiva, Família, Internas, Saúde, Social e 4º ano. A coordenação geral da Afam do Salt-FAP está sob responsabilidade da profª Me. Cátia Marcon, esposa de pastor e professora do Salt.
Coordenação da Afam
Prof. Cátia Marcon
Coordenadora da Afam
catia.marcon7@hotmail.com
Gaat
O Gaat é um departamento liderado por alunos do Salt-FAP, acompanhados por um(a) professor(a) conselheiro(a), subordinado à Direção do Salt-FAP, visando estar mais próximo dos alunos para reconhecer e atender às suas necessidades mais urgentes. Após avaliação sócio-econômica, os alunos necessitados podem ser beneficiados com diversos auxílios (matrícula, mensalidade, cesta básica, medicamentos, material de higiene, etc.) conforme disponibilidade e critérios do departamento. Os serviços ou benefícios do Gaat são pautados na solidariedade e no amor cristão, oportunizando o exercício da caridade e auxílio ao próximo, portanto, todos podem ser Embaixadores do Gaat, captando doadores e recursos para o avanço deste ministério, expressando nossa gratidão por tudo o que Deus tem feito por nós. Acreditamos que somos benção para abençoar outros, desta forma somos convidados a “não cessarmos de fazer o bem, pois no tempo certo ceifaremos” (Gal. 6:9).
Seja você também um Embaixador do Gaat. Seja grato, seja Gaat!
Chave Pix: gaatsalt@educadventista.org.br
O Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor (IDEC) é um órgão do Ministério de Publicações da Divisão Sul-Americana (DSA), e na Faculdade Adventista do Paraná é coordenado por duas Uniões, UCoB e USB, e foi estabelecido com a finalidade de incentivar, treinar, inspirar, coordenar e desenvolver a colportagem com estudantes nos centros universitários adventistas.
MISSÃO
Preparar estudantes colportores com foco em Comunhão, Relacionamento e Missão.
VISÃO
“Os livros alcançarão os que Não podem ser alcançados de nenhuma outra maneira”.
VALORES
“A educação obtida por este meio prático, pode, apropriadamente, ser chamada educação superior”.
Objetivos Gerais
Motivar, inspirar e preparar estudantes de nossas universidades para uma experiência na colportagem que marque positivamente a vida de cada um.
Objetivos Especificos
Coordenar as atividades do Departamento de Publicações dentro dos centros universitários; Preparar líderes para a igreja e para o Departamento de Publicações; Melhor preparar os estudantes para a colportagem; Ajudar os estudantes a obter os recursos de que necessitam para pagar seus estudos; Dar oportunidades para que nossos universitários tenham uma experiência no campo missionário; Desenvolver os dons missionários e de liderança; Cuidar para que o programa de Publicações cumpra seus elevados ideais; Servir como canal de comunicação entre o Campo e os estudantes.
Programa Anual
Unir todos os estudantes, líderes e diretores de Publicações em torno de um só lema e de ações unificadas de promoção e capacitação. Criar um cadastro dos estudantes e líderes que saem para colportar a fim de ter um acompanhamento adequado. Avaliar os resultados individuais dos estudantes tão logo retornarem ao campus universitário após as férias. Organizar e coordenar os eventos de promoção da colportagem no campus universitário, tais como:
- Culto de gratidão.
- Curso de capacitação para colportores de diversos níveis.
- Simpósio para líderes das equipes de colportores estudantes.
- Treinamento e capacitação de lideres.
- Festa da Vitória unificada (programa para reconhecimento daqueles que se destacaram nas diversas áreas do ministério da colportagem estudantil).
Diretor do Idec
Pr. Wagner Morando Santos
wagner.morando@adventistas.org
Diretor do Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor-IDEC
Pr. Wagner Morando Santos
wagner.morando@adventistas.org
- Bacharelado em Teologia, UNASP-EC, 2021
- Pós Graduando em MCA Gestão Eclesiástica – 2023
Área de Atuação
- Envagelismo por publicações.
- Integração, ensino e comunidade.
- Docente de Integração, Ensino e Comunidade (Colportagem)
Perfil
Um Pastor apaixonado pelo Ministério de Publicações. Mesmo antes de ingressar na faculdade teve contato nas férias com a colportagem estudantil. Desde seu início na colportagem até sua formatura em teologia foram oito anos colportando, 16 férias. Em seu trabalho ministerial se dedica ao desenvolvimento dos jovens e busca ajudá-los na realização do sonho de se formar na faculdade em seu área preferencial. Acima de tudo, busca desenvolver nos jovens a filosofia missionária através do Ministério de Publicações.
Experiência:
– Jan 2023 – Abril 2023 Diretor Associado de Publicações ANC – USB
–Abril 2023 – até o momento: Diretor do IDEC FAP
Associação Ministerial
A Associação Ministerial serve a todos os pastores e estudantes de teologia da FAP, buscando ajudá-los a aprofundar a vida espiritual, desenvolver e fortalecer intelectualmente e aumentar a eficácia evangelizadora. Sua obra é tanto pastorear os pastores e suas famílias, estudantes de teologia e suas famílias, quanto cuidar dos anciãos, diáconos e diaconisas visando a: edificar, treinar, incentivar e prover materiais para o cumprimento de seus respectivos ministérios.
Direção
Pr. Marcelo Mendes de Melo Moura
Diretor
Estágio Pastoral
Os alunos do Salt-FAP são orientados a participar da prática pastoral desde o primeiro semestre do seu primeiro ano de estudos até o último semestre do quarto ano. Durante este período o aluno faz estágio em diferentes departamentos e ministérios de diversas igrejas, a fim de que possa ter uma visão mais ampla do trabalho pastoral. Esta prática pastoral ocorre nas igrejas próximas ao IAP e fica sob a coordenação de um professor designado pelo Colegiado para exercer a função de coordenador de estágios. Estes alunos são avaliados periodicamente pelo professor, bem como pela liderança da igreja na qual ele faz a sua prática pastoral. Para facilitar a atuação do aluno e incentivar a sua disciplina no estágio, o professor entrega ao aluno seu Plano de Ensino contendo todos os detalhes das atividades que ele deve exercer durante o estágio.
Os estágios supervisionados objetivam direcionar o aluno para o cumprimento do conteúdo previsto na estrutura curricular do curso. Segundo o regulamento do SALT, os Estágios Supervisionados são atividades de aprendizagem social, profissional e espiritual, realizadas pelo aluno através da participação em situações reais de vida, desenvolvidas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a supervisão e coordenação do Salt-IAP, sabendo que:
As atividades dos estágios supervisionados não estabelecem qualquer vínculo empregatício com o IAP ou a Entidade Mantenedora;
Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio supervisionado previsto no currículo do respectivo curso, nela se podendo incluir as atividades destinadas ao planejamento, orientação e avaliação;
Os estágios supervisionados são planejados, coordenados e avaliados pela Coordenação de Estágios, em acordo com o NDE e o colegiado do curso.
As disciplinas dessa área promovem a dimensão prática do aprendizado teológico visando o aprimoramento dos conteúdos curriculares em atividades de estágios supervisionados e extensão, além de fomentar assuntos contemporâneos indispensáveis e, por isso, essenciais à formação do egresso.
O objetivo principal da estrutura curricular da Teologia Aplicada é dar uma visão ampla e global ao egresso, da teologia como associada à realidade da sociedade em que vive. Assim, ele poderá desenvolver o seu ministério de forma eficiente neste mundo pós-moderno e globalizado com vistas ao cumprimento da Grande Comissão. O trabalho desenvolvido possibilita e potencializa o exercício das competências, habilidades e funções de pastores, evangelistas, professores, teólogos, capelães, preceptores e missionários.
Coordenação do Estágio de Prática Pastoral
Pr. Marcelo Ferreira Cardoso
Coordenador de Estágio
marcelo.cardoso@iap.org.br
Ensino Religioso
A disciplina de Ensino Religioso está na grade curricular de todos os estudantes do IAP, desde a Educação Infantil até a Graduação. O objetivo dessas aulas é potencializar em nossos alunos: 1) um encontro pessoal com Cristo; 2) o desenvolvimento harmônico durante sua permanência em nossa casa de ensino; e 3) capacitar para servir a Deus e ao próximo com alegria e intencionalidade, como resposta as dificuldades enfrentadas pela sociedade moderna.
Junto a diversas outras atividades de cunho físico, cognitivo, emocional, social e espiritual oferecido no campus, a formação do IAP se torna única, transformadora e relevante.
Confira as disciplinas de Ensino Religioso ofertadas pela FAP: Princípios de Vida Saudável, Família e Sociedade, Cultura e Pós-Modernidade, Condição Humana, Ciência e Religião, História das Religiões, Ética Profissional e Competência Profissional.
Capelã da FAP
Prof. Hanny Guzman
Capelã da FAP
Hanny.brcic@gmail.comr
Sobre nós
Este é o site da comunidade do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia – Salt-FAP, com sede na Faculdade Adventista do Paraná – FAP, e esperamos que você aprecie aquilo que ele tem reservado para você. Nosso Seminário tem como objetivo o estudo das áreas teológicas e o preparo de futuros líderes religiosos para suas comunidades.